Biografia da Banda.

 
Quem nunca sequer ouviu falar noRed Hot Chili Peppers? Sem dúvidas, trata-se de um clássico, clássico tal que qualquer pagodeiro fodido já ouviu falar!

A banda nasceu em 1980 em Los Angeles, Califórnia, sendo, por que não dizer?, a principal banda do gênero Funk Rock. Apesar do rótulo, ainda bem que esse Funk aí não é a bosta que conhecemos, rsrs...! Porém, a banda é melhor rotulada, a partir dos anos 90, como Alternative Rock.

A banda teve início a partir da iniciativa de amigos de uma escola secundária: Anthony Kiedis, Michael Balzary (Flea) eHillel Slovak. Balzary tocava trompete e Slovak tocava guitarra, e ambos demonstravam grande aptidão para a música. Já Kiedis demonstrava aptidão à poesia, concentrando-se nela e na representação das peças de teatro da escola. Slovak ensinava Balzary a tocar contrabaixo, e ao mesmo tempo tentavam convencer Kiedis a adaptar seus poemas às músicas que eles iam fazendo. Sua função na é ser vocalista.

Os rapazes eram bastante influenciados pelo Punk e pelo Funk Rock, o trio convidou um amigo em comum a ingressar na banda: o baterista Jack Irons. Foi o início do grupo "Tony Flow and The Miraculously Majestic Masters of Mayhem". Nome viajado, hehe! Eles faziam apresentações em bares de strip-tease. Foi nessa época que receberam o apelido de "meias", devido a uma inesquecível apresentação que fizeram no Kit Kat Klub, onde se apresentaram completamente nus, apenas vestidos com uma meia como se fosse preservativo. Aquele bar era cheio de beldades desnudadas e eles não quiseram ficar pra trás. Pela atitude cômica, única e original, o sucesso foi instantâneo, e acabou virando marca registrada da banda.

Em 1983, a banda trocou seu nome para "Red Hot Chili Peppers", e assinaram com a EMI. Porém, os rumos da banda mudaram após o contrato, pois o baterista Irons e o guitarrista Slovak anunciaram seu desligamento da banda para continuar o projeto "What Is This", que já faziam parte havia seis anos. Kieds e Balzary então procuraram alguém à altura deles, e os escolhidos foram o guitarrista Jack Sherman e o baterista Cliff Martinez.

O debut, então, saiu em 1984, intitulado "The Red Hot Chili Peppers", mas não obteve a receptividade desejada, pois os membros que haviam deixado a banda fizeram uma falta enorme.

Por sorte, em 1985 o grupo "What Is This" acabou, e então Slovak e Irons retornaram ao Red Hot Chili Peppers e lançaram seu segundo álbum "Freakey Styley". Apesar de certamente haver um progresso em relação ao debut, nas apresentações ao vivo, ainda sentiam que faltava algo, mais sentimento, mais paixão.

Trabalhando no que havia dado errado até nos mínimos detalhes, o problema foi resolvido com o lançamento do terceiro álbum "The Uplift Mofo Party Plan", de 1987, que foi o primeiro a deixar o a banda com presença no topo das paradas. Em homenagem aos fãs, em 1988 é lançado o EP "The Abbey Road", contendo cinco faixas, e uma capa que faz alusão ao episódio deles no bar de strip-tease, rsrs!

No momento em que o mundo começa a virar os olhos ao Red Hot Chili Peppers e seu sucesso cresce de modo amplo, uma tragédia vem a ocorrer: o guitarrista Hillel Slovak morre devido a overdose de heroína no dia 25 de junho de 1988, deixando os amigos em um forte luto. O baterista Jack Irons era muito próximo de Slovak, e após uns meses, viu que não podia continuar na banda sem ele, e deixa definitivamente o grupo.

A banda então começa a procurar por novos membros, havendo até tentativas fracassadas. Porém, os eleitos logo foram o guitarrista John Frusciante e o bateristaChad Smith. Lançaram em 1989 o álbum "Mother's Milk", mas não foi tão interessante no ponto de vista da galera. Porém, felizmente, a banda teve ótima repercussão com a nova formação, quando lançou um clássico álbum: "Blood Sugar Sex Magik", em 1991, que foi um sucesso assim que foi lançado, com suas canções aparecendo várias vezes na MTV. Porém, novamente houve mudança na formação devido à revelação de que o novo guitarrista John Frusciante também tinha problemas com drogas, saindo em 1992. O substituto então foi Arik Marshall, mas por pouco tempo, pois pouco antes das gravações do novo álbum, a banda percebeu que ele não era ideal para seguirem em frente, e então foi chamado o próximo nome da lista: Jesse Tobias. Porém, mais uma reviravolta deu, sua estadia foi extremamente rápida, pois o ex-guitarrista do Jane's Addiction estava interessado em entrar na banda, e conseguiu. Seu nome era Dave Navarro.

Finalmente, depois de quatro anos sem nenhum lançamento inédito, sai em 1995 o álbum resultante da nova formação: One Hot Minute. Apesar do sucesso de vendagens, o álbum não teve a destreza do anterior, resultando em certa agonia e na saída de Dave Navarro em 1998.

Boatos sobre o ex-guitarrista John Frusciante corriam, dizendo que ele estava sem dinheiro, sem um tostão sequer e cada vez mais agarrado às drogas. Pintava quadros e os vendia a museus para sustentar seu vício. O baixista Flea então, mesmo com todo aquele estado de seu amigo, o levou a uma clínica de desintoxicação para salvá-lo. Depois de um tempo, John Frusciante renasceu, tendo nova energia, novo poder, e esteve então apto a voltar ao Red Hot Chili Peppers. Foi o que fez.

Sua volta foi marcada com o lançamento do álbum "Californication", em 1999, que foi um enorme sucesso, que levou a banda a ser confirmada como uma das melhores do gênero Alternative Rock.

O próximo lançamento é o álbum "By The Way", de 2002. O álbum possui músicas bem mais suaves do que as que normalmente a banda fazia, que eram marca registrada deles. Apesar da mídia crítica ter dito que o Red Hot não era mais o mesmo, aqueles que chegaram e ouviram com paciência afirmavam perceber grande maturidade e equilíbrio em suas canções.

O mais recente lançamento do grupo é o álbum "Stadium Arcadium", contendo 28 músicas compiladas em dois álbuns, misturando estilo melódico experimental com Rock-Punk-Funk das antigas. O CD 1 é intitulado "Jupiter", e o CD 2, "Mars".

O grupo então ficou de certo modo parado. Somente em dezembro de 2009 algo de realmente interessante aconteceu: John Frusciante anuncia sua saída da banda, e em 2010, é substituído por Josh Klinghoffer, que já trabalha com a banda há alguns anos e participou de muitos shows da turnê do "Stadium Arcadium".

A banda voltou a fazer shows em janeiro de 2010, e tem lançamento de novo álbum previsto para 2011.

Biografia

Red Hot Chili Peppers é uma banda estadunidense de vencedora de vários Grammys, com quatro membros, formada em Los Angeles, Califórnia em 1983.

Apesar de terem acontecido várias mudanças de membros e problemas pessoais, a banda conseguiu com sucesso juntar elementos de gêneros como funk, punk rock e rock psicodélico.

Os seus álbuns venderam mais de 65 milhões de cópias em todo o mundo. Detêm também o recorde de mais hits #1 de modern rock (12), e mais semanas no topo dessa lista.

Poucos foram os grupos de rock dos anos 80 que conseguiram derrubar tantas barreiras musicais e que foram originais ao fazê-lo como o Red Hot Chili Peppers. Com um estilo completamente inebriante, conseguido através da combinação do funk com o punk-rock (à mistura com uma presença em palco, no mínimo, explosiva), o RHCP acabou influenciando diversas bandas.

A banda começou com amigos de uma escola secundária: Anthony Kiedis, Michael Balzary (Flea) e Hillel Slovak. Na época (final dos anos 1970 e início dos anos 1980), Balzary e Slovak mostravam grande apetência para a música (trompete e guitarra respectivamente), enquanto que Kiedis se concentrava mais na sua poesia e na representação em peças de teatro da escola. Slovak ia ensinando Balzary a dar os primeiros toques no baixo, ao mesmo tempo que os dois tentavam convencer Kiedis a adaptar os seus poemas às músicas que eles iam fazendo.

Influenciado pela cena punk e pelo funk, o trio começou a ensaiar juntamente com um amigo em comum, o baterista Jack Irons, formando assim os Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayhem, um grupo que tocava em bares de strip-tease durante a década de 80. Em uma dessas apresentações surgiram as famigeradas “meias”. É que, assim como quem não quer nada, “tropeçaram” em algo que faria de suas apresentações ao vivo algo inesquecível. Foram para o palco completamente nus, usando apenas uma meia como se fosse um preservativo, já que iam tocar no Kit Kat Klub, um bar de strip-tease cheio de beldades desnudadas e eles não quiseram ficar para atrás. Foi um sucesso instantâneo, que acabou virando marca registrada da banda. Por volta de 1983, o grupo mudou o nome para Red Hot Chili Peppers e tudo parecia estar bem, até porque a gravadora EMI decidiu assinar contrato com os quatro amigos.

A desilusão chegou quando Slovak e Irons anunciaram que iam deixar a banda para continuar um projeto musical ao qual já pertenciam nos últimos seis anos, o grupo What Is This. Kiedis e Balzary trataram de arranjar substitutos à altura e Jack Sherman guitarra e Cliff Martinez bateria entraram para a banda. Em 1984, os quatro lançaram um álbum homônimo, mas a ausência dos dois membros originais revelou-se crucial, quando o álbum não teve a receptividade desejada.

Quando, em 1985, os What Is This terminaram, Slovak e Irons regressaram aos Red Hot Chili Peppers e, juntos, lançaram o segundo álbum, Freaky Styley. Apesar de ter sido um progresso em relação ao disco anterior, notava-se ainda faltava alguma coisa nas apresentações ao vivo, talvez faltasse um pouco mais de paixão.

Mas o problema foi, finalmente, resolvido com o álbum seguinte The Uplift Mofo Party Plan. O disco foi o primeiro a deixar a sua marca no topo das paradas. Um ano depois, o RHCP lançou um EP, Abbey Road com cinco faixas para os fãs.

No momento em que o mundo começava a prestar atenção no grupo, acontece uma tragédia: Slovak morreu com uma overdose de heroína, dia 25 de Junho de 1988, deixando os amigos em estado de choque. Nos meses que se seguiram à morte de Slovak, Irons decidiu abandonar definitivamente o grupo. Mas Kiedis (que também lutava contra a sua dependência das drogas) e Flea mantiveram-se firmes.

Depois de uma tentativa frustrada com o guitarrista Blackbird McKight e o baterista D.H. Peligro, o RHCP parecia finalmente encontrar os substitutos ideais: John Frusciante e Chad Smith. A nova formação se deu bem logo de cara, nessa época a MTV começou a passar várias e várias vezes o videoclipe de “Higher Ground” (um cover de Stevie Wonder) e de “Knock Me Down” (uma canção sobre a queda de Slovak), ambas as músicas pertencentes ao novo álbum, Mother’s Milk, lançado em 1989.

O grupo soube então que o seu próximo álbum seria decisivo, o mais importante da sua carreira, por isso mudaram-se para uma mansão transformada em estúdio para trabalhar naquele que seria o seu maior sucesso de sempre: Blood Sugar Sex Magik. O álbum foi um êxito estrondoso assim que foi lançado em Setembro de 1991 e contou com singles tão conhecidos como “Give It Away” e “Under The Bridge”.

Mas, novamente nuvens negras ameaçavam o horizonte límpido do Red Hot Chili Peppers assim que Frusciante começou a revelar problemas com drogas, abandonando o grupo em 1992. Com isso , o grupo procurou um substituto , o sortudo foi Arik Marshall. Mas, quando a banda voltou para os estúdios para gravar o novo álbum, perceberam que Arik não era a escolha ideal para integrar a formação, passaram então para o próximo nome da lista, Jesse Tobias. Só que Jesse deve que dar área rapidinho, tudo porque o ex-guitarrista dos Jane’s Addiction, Dave Navarro, estava interessado em entrar para o grupo e o RHCP decidiu optar por ele.

Depois de ficar parado durante quatro anos, o RHCP finalmente lança seu novo álbum, One Hot Minute, em 1995. E, mesmo apesar de ter sido um sucesso em termos de vendas, o álbum não teve a força do anterior. Navarro e Flea, em 1995, participaram do álbum Jagged Little Pill de Alanis Morissette. Dave Navarro acabou por abandonar o grupo em 1998.
Após ter deixado os RHCP, Frusciante lançou alguns álbuns (obscuros) solo, mas corriam boatos que o músico não tinha onde morar, sem um tostão e cada vez mais agarrado às drogas. John Frusciante também pintava quadros, os quais tentava vender em museus para sustentar seu vício. Foi assim que seu amigo Flea o achou e mesmo com tudo a puxá-lo para baixo, John deu entrada numa clínica de desintoxicação para se livrar dos seus demônios. Algum tempo depois, Frusciante ressurgiu, com uma nova energia e logo aceitou o convite para voltar a integrar o RHCP.

E lançado então o novo álbum, Californication (1999), que provou ser um enorme sucesso, voltando a confirmar os Red Hot Chili Peppers como uma das melhores bandas de rock alternativo.

Nesse mesmo ano, os RHCP foram tocar no Festival de Woodstock (30 anos depois do original) , onde tocaram Fire, cover de Jimi Hendrix. Em Novembro de 2001, o grupo voltou aos estúdios onde preparou o lançamento de By The Way. O álbum é uma coleção de músicas (bem) mais suaves que as anteriores, muito ao estilo de Under The Bridge, e com muito experimentalismo, como a bateria eletrônica na música “The Zephyr Song” e a meio rock, meio disco “Throw Away Your Television”. Apesar de alguns críticos acharem que o grupo não era mais o mesmo, aqueles que pararam para ouvir todo o álbum, conseguiram ver uma equilibrada maturidade e canções de qualidade.

Em 2006, o grupo volta à cena lançando Stadium Arcadium, álbum duplo com 28 músicas, misturando o estilo melódico e experimental de By The Way com o rock-punk-funk das antigas. A banda emplacou o hit “Dani California”, cujo interessante videoclipe homenageia as várias épocas do Rock, desde Elvis presley até Nirvana, passando por The Beatles, Sex Pistols, The Misfits e bandas de glam rock e funk. Este álbum também teve como singles “Tell Me Baby”, “Snow (Hey Oh)”, “Desecration Smile” e “Hump de Bump”.

O grupo volta a fazer shows em Janeiro de 2010, e lançaram outro álbum em 2011, porém sem o antigo guitarrista, John Frusciante, que anunciou sua saída dia 17/12 de 2009.

O novo guitarrista é Josh Klinghoffer, que já trabalhava com a banda a alguns anos e participou de muitos shows na turnê do Stadium Arcadium, além de já ter tocado com John Frusciante em várias oportunidades e projetos paralelos do músico, com o Gnarls Barkley e The Bicycle Thief.

A banda lançou o último álbum, em agosto de 2011, com o nome de I’m With You, e que foi bem aceito pela crítica. Neste álbum, que é mais voltado para o funk melódico, Flea toca piano em algumas faixas e Josh toca teclado, além de os membros dizerem que o álbum foi um recomeço.